Este Blog pertence a um grupo de professores participantes de um curso de formação continuada que tem por objetivo apresentar propostas de leitura e escrita no ensino de Ciências atrávés de uma metodologia inovadora onde conceitos avaliativos de escrita não mais serão o único método avaliativo de aprendizagem do educando. Tem por objetivo inserir a proposta curricular através dos diferentes contextos do dia a dia, no âmbito escolar e familiar do aluno, explorando sua diversidade cultural.
quinta-feira, 19 de setembro de 2013
Análise sobre depoimentos de leitura e escrita
A leitura e escrita do passado e a conteporânea
Ao analisarmos as oportunidades de leitura e escrita que tivemos anteriormente, vemos que poucos eram aqueles que tinham a oportunidade de comprar e conhecer bons livros, não tinhámos acesso aos ambientes virtuais hoje existentes . Nos dias atuais, percebemos em nossas escolas apesar de existirem vários autores, diferentes tipos de histórias, não percebemos o hábito da leitura, muitos reclamam ao terem que ler um texto para a execução de determinada atividade. E mediante a isto, podemos concluir que mesmo com a diversidade existente tanto no ambiente virtual, quanto na oferta de livros, apostilas e outros instrumentos de ensino a eles ofertados, muitos sentem dificuldade em entender o texto ofertado e fazer as atividades propostas. Esperamos através desse curso, com essas reflexões, fornecer subsídios aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem se conclua de forma eficaz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito Bom Parabéns
ResponderExcluirÉ Nisvaldo,hoje para trabalharmos a leitura com os alunos temos que ser bem dinâmicos,pois eles sabem o que querem ler.E nem sempre é o melhor para eles.
ExcluirNos dias atuais temos uma variedades de ferramentas ou mídias, que poderiam ser usadas para aumentar o habito a leitura acredito que esse é um grande desafio para nós educadores.
ResponderExcluirSabe Ademir ,hoje nós educadores temos em nossas escolas,a oportunidades de trabalhar com nossos alunos de formas bem diferenciadas ,eu mesmo trabalho a leitura e a escritas na disciplina de ciências , teatro com marionetes ,musicas elaboradas pelos alunos,danças,entre outras atividades,todas elas voltada a proposta curricular,mas dando a eles a oportunidade da escrita e da leitura elaboradas pelos próprios alunos ,fazendo com que os educandos tenham uma postura critica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, aproveitando sempre a bagagem que ele trás .Assim ele pode assumir a cidadania no mundo da cultura escrita em sua atuação.
ExcluirMuito legal,parabéns.
ResponderExcluirHoje temos várias oportunidades de leitura, mas nem todos querem saber disso, não é mesmo?
ResponderExcluirÉ sim ,nos dias de hoje tem trabalhado muito pouco a leitura em grupo e individual,onde os alunos podem interpretar os contos com seus personagens,o educando deve participar muito mais da leitura no seu dia dia,pois ler para obter uma informação de caráter geral,quando pedimos para um aluno ler ,ele geralmente não realiza como exige a compreensão de recursos,entoação,pausas , etc.Na verdade hoje eles não realizam a leitura por prazer e sim para nota em sala de aula.
ResponderExcluirA leitura em voz alta para comunicar algo,geralmente nossos educandos não conseguem realizar em sala de aula,eles dizem que tem vergonha,e temos que trabalhar esse ponto,pois é através da leitura é que nossos alunos irão concorrer a uma vaga perante a nossa sociedade.
ResponderExcluirO conhecimento da leitura e da escrita não é gerado do nada,é transformado a partir do conhecimento já existente em cada um,a construção pelo aprendiz se dá a partir das situações nos quais ele possa agir sobre o que é objeto do seu conhecimento,pensar sobre ele,recebendo ajuda,sendo desafio a refletir,interagir com outras pessoas.Ensinar é fazer aprender a ler e a escrever.
ResponderExcluir